Ir para o conteúdo principal

​​Campo de Tiro de Alcochete - Força Aérea Portuguesa


“Campo de Tiro de Alcochete, uma perspetiva ambientalista”


O conteúdo deste trabalho visa dar uma informação sobre as ações efetuadas, e em curso, num quadro de proteção da fauna e flora do Campo de Tiro de Alcochete (CTA). Consideramos essencial para o entendimento destas medidas dar previamente uma noção sobre a missão da Unidade e as suas atividades, compatibilizando-as com a preservação do ambiente.

Temos consciência de que se nos depara uma nobre e importante tarefa orientada para a informação e sensibilização das populações, especialmente as que nos rodeia, tendo sido dado o primeiro passo com a elaboração de um desdobrável que estamos a difundir pelas Escolas.

Ainda no corrente ano e inserido no Dia da Força Aérea, o CTA proporciona aos visitantes excursões ao seu interior no Dia da “Base Aberta" (30 de Junho). Desta medida será feita a devida divulgação nos órgãos de comunicação social local.

No imediato, as ações a desenvolver concentram-se no levantamento da fauna e flora e a elaboração das correspondentes cartas, a avaliação das repercussões do ruído sobre a nidificação e comportamento animal, a proteção da floresta indígena e o controlo cinegético. A breve prazo tencionamos criar um gabinete de divulgação ambiental e proporcionar visitas ao Campo para observação da fauna e flora e simultaneamente oferecer uma publicação sobre esta matéria. Teremos para mostrar uma reserva ecológica viva onde, a par duma atividade humana específica, coexistem várias comunidades em perfeito equilíbrio. Manter e incrementar as visitas das escolas dos concelhos limítrofes e outras.

Não ficaremos por aqui, continuaremos a cooperação com as organizações ambientalistas no sentido de estas darem a maior divulgação a esta área como exemplo da proteção da natureza. Tentaremos penetrar ao mais alto nível da Administração Pública (este trabalho é já um exemplo) no sentido de nos serem dados apoios para a concretização de projetos que são ímpares neste País.

Pretendemos transformar esta Unidade numa área modelo, não só a nível nacional, mas com capacidades para ser confrontada com as suas congéneres estrangeiras.

Retirado do livro "25 Anos Prémio Defesa Nacional e Ambiente". Edição: Ministério da Defesa Nacional

Partilhar
Conteúdo