Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​Portugal participa desde 2018 no projeto Cyber Threat and Incident Response Information Sharing Platform (CTISP), que tem por objetivo a partilha de informação sobre incidentes e ameaças no ciberespaço.

Este projeto, liderado pela Grécia, surge na sequência do reconhecimento do ciberespaço como um domínio de operações militares, o que trouxe consigo a necessidade crescente de partilhar informação sobre esta matéria.

Com o objetivo de auxiliar os Estados-Membros (EM) da União Europeia (UE) a lidar de forma eficiente com um cenário de ações maliciosas, em constante evolução, será criada uma plataforma para partilha de informação sobre ameaças no ciberespaço e resposta a incidentes. Esta plataforma disponibilizará, por sua vez, recursos de identificação ativa de ameaças, à qual todos os EM da UE terão acesso.

Em linha com este projeto foi ainda desenvolvido o subprojecto PANDORA, cujos testes finais de aceitação foram já apresentados pela entidade coordenadora aos EM participantes e à European Defence Agency (EDA).​

Partilhar
Conteúdo