Ir para o conteúdo principal

​​​​​​Portugal apoiou, ao abrigo do “European Defence Fund" (EDF), a apresentação da proposta de projeto Cyber Physical Test Lab - Development of a Federated Cyber Physical Laboratory for Assessing Cyber-critical Systems (C-PTL) -, liderado pelo Luxemburgo, no âmbito da  calling letter EDF-2022-DA-CYBER-CSIR , para aplicação dos fundos em capacidades na área da defesa.

A proposta, que contou com a participação de 17 entidades, pertencentes a 11 países da UE, incluindo Portugal, tem como objetivo principal desenvolver um laboratório físico federado para a área do ciberespaço, onde se pretende avaliar e analisar sistemas críticos no âmbito da cibersegurança e da ciberdefesa.

O projeto tem em vista ser desenvolvido de acordo com uma abordagem federada - utilizando tanto campos de teste virtuais, como físicos, certificados -, o que permitirá a criação de centros de avaliação, nos domínios físico e do ciberespaço, em linha com o paradigma de sucesso dos Centros Europeus de Inovação Digital.

O C-PTL tem também como objetivos contribuir para a certificação de sistemas e para o quadro de certificação de cibersegurança da União Europeia. Pretende ainda contribuir para reforçar a "segurança através da conceção" de novos sistemas e identificar ameaças relacionadas com a cadeia logística.​

Partilhar
Conteúdo