Ir para o conteúdo principal

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Almirante Nobre de Sousa


Desde 27 de dezembro de 2024​

​O Almirante Jorge Manuel Nobre de Sousa é, desde 27 de dezembro de 2024, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

Nascido em 1963, ingressou na Escola Naval em 1981 e foi promovido a Guarda-marinha em 1987.

Especializado em Armas Submarinas, embarcou como Imediato nos patrulhas Cacine e Cunene, como Chefe de Serviço nas fragatas Comandante Roberto Ivens e Corte-Real, como Imediato e Oficial de Operações na corveta Baptista de Andrade e como Oficial de Operações na fragata Corte-Real. Desempenhou ainda funções no estado-maior da Força Naval Portuguesa. Na sua última comissão de embarque comandou a fragata Álvares Cabral.

Durante as comissões de embarque integrou, no quadro da NATO, por quatro vezes a STANDING NAVAL FORCE ATLANTIC, com empenhamentos nas operações SHARP GUARD e ACTIVE ENDEAVO​UR, ambas a bordo de navios-almirante, e o STANDING NATO MARITIME GROUP 1, com empenhamento na operação OCEAN SHIELD, enquanto flag-captain. No quadro da União da Europa Ocidental (UEO), participou na operação SHARP VIGILANCE e, no âmbito nacional, na operação CRUZEIRO DO SUL.

Em terra, serviu no Gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, no Serviço de Informação e Relações-Públicas, no Centro de Instrução de Tática Naval, sendo responsável no Gabinete de Análise Desenvolvimento e Treino pela área de luta Anti-Submarina, e no Comando Naval como Chefe da Divisão de Comunicações e Sistemas de Informação e da Divisão de Operações e, posteriormente, como Chefe do Estado-Maior. Prestou igualmente serviço na Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada, como Oficial Adjunto para o Planeamento Estratégico e de Forças, e no NATO HQ Supreme Allied Command Transformation, em Norfolk, como Branch Head Operational Command and Control.

Como Comodoro comandou o Corpo de Fuzileiros e, promovido a Contra-almirante, exerceu as funções de Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares. Como Vice-almirante exerceu as funções de Comandante Naval, de Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares e de 2.º Comandante Operacional das Forças Armadas.

Ao longo da sua carreira, foi agraciado com a medalha da Ordem Militar de Avis, com medalhas militares de Serviços Distintos, de Mérito Militar, da Cruz Naval, de Comportamento Exemplar, com medalhas comemorativas de comissões de serviço especiais e com medalhas evocativas de operações da NATO e da UEO.

O Almirante Nobre de Sousa é casado e tem um filho.​​


Partilhar
Conteúdo