Ir para o conteúdo principal
Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército visita militares portugueses na República Centro-Africana​
Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército visita militares portugueses na República Centro-Africana​

​​O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, contactou, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, com os homens e mulheres que servem Portugal como Elementos ou Forças Nacionais Destacadas, no Teatro de Operações (TO) da República Centro-Africana (RCA).

O Tenente-General Guerra Pereira contactou com os militares portugueses da Força de Reação Rápida (QRF - Quick Reaction Force) da 6.ª Força Nacional Destacada da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), reafirmando o orgulho do Exército na missão que ali desenvolvem.

O programa da visita incluiu um conjunto importante de visitas e reuniões com entidades locais, com particular destaque para a Ministra da Defesa e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas da RCA, assim como com a Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas em funções, e a Embaixadora da União Europeia naquele TO.

No decorrer dessas reuniões foi unânime o reconhecimento e agradecimento, daquelas entidades, pelo relevante papel das Forças Portuguesas em prol da paz na RCA, realçando, com particular acuidade, o rigor e o enorme profissionalismo demonstrados pelos diversos contingentes da QRF/MINUSCA, mas também dos END, que Portugal tem destacado para aquele TO.

O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército deslocou-se ao Quartel-General da MINUSCA, onde foi recebido pelo 2.º Comandante da MINUSCA, Major-General Eduardo Ferrão, tendo assistido a uma apresentação que visou a atualização das operações em curso no TO e tido a oportunidade de falar com os END Portugueses aí colocados.

No Campo Moana, o Tenente-General Guerra Pereira acompanhou o desenvolvimento do treino, da formação e do aconselhamento ministrado pelos militares da Missão de Treino da União Europeia (EUTM) às Forças Armadas Centro-Africanas (FACA), nomeadamente pelo Contingente Nacional, e reuniu com os elementos de apoio à decisão, preparatórios do 3.º Mandato da EUTM, em setembro de 2020.

No último dia da visita, dedicado especialmente aos END que servem na EUTM/RCA, o Tenente-General Guerra Pereira visitou o Campo Kassai, local onde este Contingente Português exerce, maioritariamente, a sua atividade em apoio à formação dos militares das FACA.

Partilhar
Conteúdo