Ir para o conteúdo principal

"Zaire" participa em exercício francês no Golfo da Guiné

O navio português encontra-se atualmente em missão de capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias"Zaire" participa em exercício francês no Golfo da Guiné

25 de novembro de 2019 - Fonte: EMGFA

​O navio patrulha “Zaire”, da Marinha Portuguesa​, e a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, participaram, no início deste mês, no exercício “Grand African Nemo 2019”, organizado pela Marinha Francesa no Golfo da Guiné.

Este exercício reuniu 19 países do Golfo da Guiné e 8 países europeus, abordando diversas áreas da segurança marítima como a luta contra a pesca ilegal, a poluição no mar, a pirataria, o terrorismo marítimo e a assistência a navios.

Neste âmbito o “Zaire” e o Centro de Operações da Guarda Costeira santomense realizaram exercícios, em conjunto com o navio “Atalaya” da Marinha Espanhola, que visaram assegurar o treino das equipas de abordagem santomenses em cenários de pesca ilegal e na condução de ações de busca e salvamento marítimo.

O navio português, atualmente operado por uma guarnição mista, constituída por militares portugueses e santomenses, prossegue a sua missão de Capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, ilustrando a importância da cooperação bilateral entre estes dois países lusófonos, contribuindo, através de um esforço conjunto, para a segurança na região.​

Partilhar
Conteúdo