Em conformidade com o Calendário Anual das Competições Desportivas Militares 2025, a Polícia de Segurança Pública, através da Unidade Especial de Polícia (UEP), organizou o XLVII Campeonato Nacional Militar (CNM) de Orientação 2025, de 25 a 27 de junho último.
Este campeonato desenrolou-se em três dias de competição - duas provas individuais de Distância Média e Distância Longa e uma prova de Estafetas, tendo participado as seleções da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), integrando 107 atletas dos quais 31 femininos e 76 masculinos, e os respetivos 5 chefes das delegações.
As provas do 1.º e 2.º dia - Distância Média e Distância Longa decorreram num mapa em Casais dos Britos, Azambuja, numa zona de eucaliptal com muito desnível, caracterizado por áreas com muita vegetação de difícil progressão, no entanto com uma boa rede de caminhos. Aliado às caraterísticas do terreno, o traçado dos percursos da Distância Longa, com loops, permitiu criar a dispersão dos atletas dentro de cada escalão, testando as suas capacidades de orientação e desafiando as suas performances físicas.
Já a prova de Estafetas, que teve lugar no 3.º dia, na Mata Nacional da Virtudes, Santarém, revelou-se de execução muito rápida e competitiva, fruto do pouco desnível do terreno e do facto da zona de pinhal ser bastante “limpa", permitindo uma corrida fluída, melhor contribuindo para o espetáculo esperado das estafetas, com passagem em ponto de espetadores junto às partidas e chegadas.
Das classificações obtidas nos 2 percursos individuais, destaca-se o 1.º lugar conquistado por Irina Soares e Tiago Romão, nos escalões D/H21, respetivamente. Por equipas, o Exército venceu tanto os femininos como os masculinos, tendo também vencido 3 das 6 estafetas, o que lhe permitiu arrecadar os dois troféus Comissão de Educação Física e Desporto Militar, bem como o Troféu Federação Portuguesa de Orientação.
A entrega de prémios do campeonato realizou-se na Cerimónia de Encerramento, a 27 de junho, que decorreu na UEP, e foi presidida pelo Diretor Nacional Adjunto da Unidade Orgânica de Recursos Humanos, Superintendente Ismael Jorge, acompanhado pelo Comandante da UEP, Superintendente Pedro Teles e pelo Diretor de Formação da Força Aérea, Brigadeiro-General Carlos Lourenço. Este momento de fecho e de reconhecimento das melhores prestações contou ainda com o Diretor de Formação da PSP, Superintendente Paulo Onofre, e demais representantes das Instituições presentes, assim como pelo Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, Rui Mora.
Salientam-se os seguintes resultados:



Legenda:
Damas/Homens (D/H) 21 –18 ou mais anos;
D/H 35 – 35 aos 39 anos;
D/H 40 – 40 aos 44 anos;
D/H 45 – 45 aos 49 anos;
D/H 50 – 50 ou mais anos;
Seniores F/M – D/H 21;
Veterano(a)s I F/M – D/H35 e D/H40;
Veterano(a)s II F/M - D/H45 e D/H50.
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on line