Ir para o conteúdo principal
Os Diretores de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reuniram em 29 e 30 de outubro, na ilha do Sal, no quadro da Componente de Defesa da Comunidade.

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasXI Reunião de Diretores de Política de Defesa Nacional da CPLP

29 de outubro de 2019 - Fonte: DGPDN

​Os Diretores de Política de Defesa Nacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DPDN/CPLP) reuniram em 29 e 30 de outubro, na ilha do Sal, no quadro da Componente de Defesa da Comunidade.

A cerimónia de abertura da Reunião foi presidida pelo Ministro da Administração Interna de Cabo Verde, Dr. Paulo Rocha, em nome do titular da pasta da Defesa, Dr. Luís Filipe Tavares, impedido de o fazer por motivos oficiais.

Estiveram presentes os Diretores ou seus representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como o Diretor do Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP) e a representante do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa da CPLP (SPAD/CPLP).

Durante os trabalhos foram abordados diversos assuntos em desenvolvimento, como sejam a reflexão sobre o futuro da Componente de Defesa da CPLP, o Plano de Ação da Componente de Defesa da CPLP para implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre “Mulheres, Paz e Segurança", o Mecanismo de resposta da CPLP a situações de catástrofes, a reflexão conjunta sobre o reforço da cooperação entre os Estados-membros e das respetivas capacidades nacionais no domínio das operações de paz das Nações Unidas, a 3ª edição do Colégio de Defesa da CPLP, a 2ª Reunião de Diretores de Serviços de Informações Militares, a VI Conferência das Marinhas, Guardas Costeiras e Componente Naval da CPLP, o XIX Encontro de Saúde Militar,  a atividade do CAE/CPLP, os Exercícios militares da série FELINO e o contributo da Componente de Defesa para a operacionalização da Nova Visão Estratégica da Comunidade.

No âmbito desta Reunião, os DPDN/CPLP ou seus representantes e o Diretor do CAE/CPLP fizeram uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal do Sal, tendo sido acompanhados pelo Diretor Nacional da Defesa de Cabo Verde.​

Partilhar
Conteúdo