Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasVencedor da primeira edição do FLAD Atlantic Security Award em conferência de projeto Jean Monnet

28 de abril de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

​Frank Mattheis, vencedor da primeira edição do FLAD Atlantic Security Award, será um dos co-organizadores da conferência internacional “Os atores europeus e a transformação da governação da segurança regional em África", uma iniciativa do projeto Jean Monnet ARREAR (sigla em inglês para “Reavaliação das relações entre a UE e os regionalismos africanos").

O investigador alemão será ainda o moderador do painel dedicado à discussão da cooperação multilateral no domínio da segurança marítima, numa conferência de dois dias que terá lugar no Instituto de Estudos Europeus, em Bruxelas.  O programa do evento poderá ser consultado aqui.

Frank Mattheis é investigador do United Nations University Institute on Comparative Regional Integration Studies (UNU-CRIS), onde coordena um grupo de investigação sobre governança regional. O seu trabalho aborda dinâmicas de integração regional na África, Europa e América Latina, bem como interações entre instituições supranacionais. Foi um dos dois vencedores da primeira edição do prémio FLAD Atlantic Security Award, tendo sido distinguido pelo projeto “Mecanismos de segurança marítima regional no Atlântico: um estudo comparativo", onde analisa os mecanismos de cooperação em torno da segurança marítima no Atlântico, para explicar a sua proliferação e articulação limitada.

Criado em 2021, numa parceria entre o Centro do Atlântico, a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Instituto da Defesa Nacional, o FLAD Atlantic Security Award é um prémio que distingue anualmente duas propostas de elevado mérito científico que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento sobre a Segurança e Defesa no espaço atlântico.

As candidaturas à segunda edição do prémio estão a decorrer até 15 de julho, para investigadores doutorados de todas as nacionalidades. Os projetos vencedores recebem um financiamento de 20 mil euros, sendo que um dos prémios será preferencialmente atribuído a uma candidatura portuguesa.

O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da FLAD.

Partilhar
Conteúdo