O VII Campeonato Nacional Militar de Corrida de Estrada decorreu no dia 9 de maio, em Ovar, na Base Aérea 8 (BA8) e contou com a participação da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública,
O evento desportivo incluiu 131 atletas (42 femininos e 89 masculinos) distribuídos pelos 6 escalões etários, dos Seniores aos Veteranos 55 anos, femininos e masculinos.
A competição consistiu num percurso de 10km no interior da BA8, que incluiu um trajeto de cerca de 2,5km na pista do aeródromo, este troço percorrido no sentido Norte-Sul.

Sob a égide da Comissão de Educação Física e Desporto Militar (CEFDM) da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, o evento contou com uma excelente organização da Força Aérea, marcado pela pontualidade e por uma harmoniosa articulação entre os diferentes momentos – cerimónia de abertura, competição, entrega de prémios e almoço de confraternização, não descurando, naturalmente, o percurso feito pelos atletas, dentro da unidade, com passagem pela pista do aeródromo, em trajetos sempre ladeados por uma floresta de pinheiros.
Fechadas as classificações, destaca-se a performance da Primeiro-sargento Joana Gomes (EXE), com o tempo de 36:37, e do CAP Roberto Ladeiras (EXE), com o tempo de 30:38, campeões nacionais militares absolutos dos 10km Corrida de Estrada 2025, feminino e masculino, respetivamente. As equipas que mais pontuaram, tendo conquistado os respetivos troféus coletivos da CEFDM, foram o Exército, na competição feminina, e a Polícia de Segurança Pública na competição masculina.
Os momentos protocolares contaram com a presença do Comandante da BA8, Coronel Sérgio Estrela, com o Sub-Diretor da Direção de Formação da Força Aérea, COR Luís Leite e, naturalmente, com os representantes de todas as instituições participantes.
No seu discurso, o Coronel Sérgio Estrela agradeceu a presença do campeonato naquela que é a mais recente Base Aérea da estrutura da Defesa Nacional e que acolhe os helicópetros UH-60 Black Hawk, para combate a incêndios e transporte aéreo, reforçou o espírito de entrega e de resiliência de todos os participantes, lembrando que o desporto é uma prática de desenvolvimento de capacidades com reflexos nas diferentes áreas de atuação no nosso dia a dia.

Galeria de imagens