No âmbito do “Memorando de Entendimento” (MdE) assinado entre o Governo da República da Libéria e o Camões I.P. a 27 de junho de 2022, especialistas da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional de Portugal apoiaram a formação das tripulações de embarcações semirrígidas da Guarda Costeira da Libéria.
Esta formação decorreu entre 17 de março e 4 de abril e abrangeu áreas como Técnicas de Abordagem, Criminalidade Marítima, Fiscalização das Pescas, Combate à Poluição no Mar e SAR (search and rescue).
O principal objetivo da missão foi apoiar os formadores da Guarda Costeira da Libéria, que em finais de 2023 realizaram em Portugal o “curso de formação de formadores”, ministrado pela Marinha e pela Autoridade Marítima Nacional. Para consolidar os procedimentos e técnicas de abordagem e forenses, os formandos realizaram vários exercícios práticos, tanto em sala de aula como a bordo de uma lancha de fiscalização das pescas.
No total, participaram nas cinco atividades de formação 32 elementos, incluindo 15 Sargentos, 11 Praças e 6 Civis pertencentes à Guarda Costeira, ao Ministério da Defesa e à Companhia de Refinação do Petróleo da Libéria.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, financiado pela União Europeia, cuja componente nacional é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.