Com a entrega de mais duas embarcações semirrígidas (Rigid Hull Inflatable Boats - RHIB) à República do Senegal, em 10 de novembro, em Dakar, deu-se mais um passo na importante fase de implementação do Projeto “Resposta Operacional e Gestão do Estado de Direito no Mar”, integrada no Programa “Support to West Africa Integrated Maritime Security” (SWAIMS), que prevê a entrega de 24 RHIB aos 12 países benificiários.
Construídas nos estaleiros da Narwhal Boats SL, estas embarcações, com cerca de 10 metros de comprimento, foram fabricadas para atingir velocidades de até 50 nós (cerca de 90 km/h) e de operar em condições de mar adversas. Com uma autonomia mínima de 200 milhas náuticas, à velocidade máxima, (cerca de 350 km) e equipadas com um completo conjunto de equipamentos de comunicações e de ajudas à navegação, podem executar um vasto leque de missões no âmbito da segurança marítima e do exercício da autoridade do estado de direito no mar, em total sintonia com os objetivos do Projeto.
Foram ainda entregues dois kits de material forense, que permitirão recolher, preservar e entregar às autoridades competentes provas de eventuais ilícitos criminais no âmbito do combate à criminalidade marítima, contribuindo para o reforço da eficácia e a eficiência dos sistemas judiciais dos países beneficiários, nomeadamente através de mais condenações efetivas.
No seguimento da entrega das RHIB, nos períodos de 27 de outubro a 7 de novembro e de 1 a 5 de dezembro, com o apoio de dois formadores da Escola de Autoridade Marítima de Portugal, deslocados ao Senegal, foi ministrada uma abrangente formação na área de Operação e Manutenção. Esta formação permitiu, às futuras tripulações da Marinha Nacional do Senegal (MNS), conhecer estes meios detalhadamente, assegurando, no futuro, uma manutenção eficaz e a sua operação em segurança, em missões que poderão ir desde a busca e salvamento marítimo à abordagem de navios em alto mar. Participaram nesta ação de formação 15 elementos, 2 Sargentos e 13 Praças, pertencentes à MNS.
O SWAIMS é um Programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), compreendendo diversos Componentes ou Projetos dirigidos aos 12 Estados costeiros e financiado pela União Europeia, cuja componente de Resposta Operacional e Gestão do Estado de Direito no Mar é gerida e cofinanciada pelo Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha.