Ir para o conteúdo principal
A Bússola Estratégica, na vertente da gestão de crises, as ameaças a Moçambique e os desafios para leste foram os principais temas em debate

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasReunião do Conselho de Ministros da Defesa da União Europeia

06 de maio de 2021 - Fonte: PPUE 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, participou esta quinta-feira, na reunião do Conselho dos Negócios Estrangeiros (CNE–Defesa) em Bruxelas, presidida pelo Alto Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell.

À chegada ao evento, João Gomes Cravinho referiu os avanços significativos obtidos nos últimos meses quanto à aprovação do Fundo Europeu de Defesa e do Mecanismo Europeu de apoio à paz, no âmbito da Bussola Estratégica - Documento orientador para a política comum de segurança e defesa da União Europeia, e salientou a continua necessidade do seu desenvolvimento, “estamos em movimento e é necessário manter essa dinâmica", disse.

No decorrer do encontro, além das sessões com a Agência Europeia de Defesa (EDA, da sigla em inglês) e com o Centro de satélites da União Europeia (Satcen), foi ainda debatido como tema central a Bússola Estratégica, na vertente da gestão de crises. Em cima da mesa estiveram também as ameaças a Moçambique, mais precisamente a situação em Cabo Delgado, os desafios para leste, com a Ucrânia, e ainda o novo projeto mobilidade militar em que a União Europeia e a NATO se encontram a colaborar, de forma a superar problemas relacionados com o transporte de equipamentos e materiais militares ao longo da Europa. Este projeto conta pela primeira vez com a entrada de países externos à UE, como os Estados Unidos da América, Canadá e Noruega.

No final da reunião, Josep Borrell, recordou aos presentes a contribuição “antecipada" de Portugal a Moçambique e afirmou esperar que brevemente fosse “complementada" por outros Estados-membros, “a UE precisa de ser mais eficaz e tomar decisões mais depressa", sublinhou.​

​To learn about the High-level Military Mobility Simposium click here.


​Galeria de imagens

​​

Partilhar
Conteúdo