A Direção-Geral de Recursos Humanos da Defesa Nacional (DGRHDN) apresentou, no dia 22 de janeiro, o projeto e a nova página digital “Memórias da Guerra Colonial" (MGC), que pretende registar e divulgar testemunhos de deficientes militares que prestaram serviço na Guerra Colonial (1961-1974).
A sessão, que decorreu no auditório do Ministério da Defesa Nacional, surge no âmbito do Plano de Ação para Apoio aos Deficientes Militares (PADM). Este Plano pretende combater o isolamento, promover a saúde mental destes cidadãos e valorizar as suas vivências, ajudando também, por esta via, a caracterizar a experiência do conflito e os seus impactos.
O projeto MGC, que foi desenvolvido em parceria com o programa Memória para Todos® (NOVA FCSH), contou com a colaboração de outras entidades académicas e com o apoio da Fundação Aga Khan e da Fundação" la Caixa". A sua apresentação foi feita pelo Coordenador do PADM, Dr. Jerónimo Sousa, e pela Coordenadora científica do Programa Memória para Todos, Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Rollo, da Universidade Nova de Lisboa, que sublinharam a importância da recolha, tratamento e disponibilização pública de fontes históricas relacionadas com a Guerra Colonial.
O repositório, agora disponível no Portal do Programa “Memória para Todos" e acessível pelo portal do Ministério da Defesa Nacional, constitui um arquivo fundamental, que integra entrevistas, documentos e objetos históricos doados pelos participantes. O seu propósito é o de assegurar que estas memórias são conservadas, estudadas e partilhadas, enquanto elementos de reflexão essencial para as gerações presentes e futuras.
Na cerimónia, presidida pelo Diretor Geral de Recursos Humanos da Defesa Nacional, Major-General Rui Matos Tendeiro, estiveram ainda presentes, o Presidente da Comissão Portuguesa da História Militar, Major-General João Vieira Borges, o Presidente da Direção Central da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues e o Presidente da Direção Nacional da ADFA, António Pereira Neves, entre outros convidados militares e civis.
Visite a página e acompanhea sua atualização com novos testemunhos e documentos históricos