Ir para o conteúdo principal
​O Ministro da Defesa Nacional defendeu hoje a necessidade de um “investimento conjunto sólido" para uma Política Comum de Segurança e Defesa “mais efetiva".

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPPUE: O futuro da Defesa Europeia em debate

29 de janeiro de 2021 - Fonte: PPUE 2021

​O Ministro da Defesa Nacional defendeu hoje a necessidade de um “investimento conjunto sólido" para uma Política Comum de Segurança e Defesa “mais efetiva".

Durante uma conferência coorganizada pelo Ministério da Defesa Nacional e pelo  Instituto Egmont, de Bruxelas, João Gomes Cravinho contextualizou que num ambiente de “crescente competição geopolítica" a Europa necessita de “evitar visões simplistas" e investir no robustecimento da segurança e defesa.

O ministro defendeu ainda o investimento nas capacidades militares, não só para “dissuadir" ameaças externas, como também para responder a situações de catástrofes naturais e emergências complexas. “Precisamos dessas capacidades [militares] para consolidar a nossa ferramenta europeia para uma ação externa eficaz e integrada.  Sem segurança não se consegue garantir comércio ou desenvolvimento", acrescentou.

A conferência, subordinada ao tema “O futuro da Defesa Europeia e as prioridades da Presidência Portuguesa: parcerias africanas, segurança marítima e resiliência", acontece no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na sessão virtual que contou com a participação de Sven Biscop, Diretor do Programa Europa no Mundo do Instituto Egmont, 500 convidados assistiram à apresentação das prioridades portuguesas em matéria de Defesa para a presidência do Conselho da UE.

Em debate estiveram questões como a Bússola Estratégica da UE, Moçambique, relações UE-NATO e UE-África, relação com o Reino Unido e com a nova administração norte-americana, segurança marítima, e ainda papel das forças armadas na resposta a emergências complexas.

​For English click here​


Assista ao debate (inglês):​



Partilhar
Conteúdo