Ir para o conteúdo principal
Síntese de resultados relativos à 17.ª Edição do Dia da Defesa Nacional 2021

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias“Os Jovens e as Forças Armadas”

22 de agosto de 2022 - Fonte: DGRDN

​No âmbito do Estudo “Os Jovens e as Forças Armadas”, está disponível o rel​atório que permite conhecer o contexto atual e a apreciação dos jovens participantes na 17ª edição do Dia da Defesa Nacional (DDN) em 2021. 

Nos inquéritos efetuados durante o DDN, os jovens são convidados a responder a uma série de questões relacionadas com a sua caracterização sociodemográfica, a avaliação que formulam sobre este dever militar, assim como o seu posicionamento face às Forças Armadas, numa perspetiva institucional e profissional.

A 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional contou com a presença de 74232 jovens, o que traduz uma taxa de participação de 83% (89 584 convocados). Foi possível recolher 70 489 inquéritos válidos, o que perfaz uma taxa de cobertura de 95%.
Na apreciação que os participantes fazem ao DDN, os dados revelam, por exemplo, que 71% consideram que a sua opinião sobre as Forças Armadas melhorou após a participação no DDN. O relatório demonstra ainda que as Forças Armadas são das instituições em quem os jovens mais confiam: 90% dos inquiridos deposita muita ou total confiança nas FA. Outra conclusão importante deste estudo revela que 71% dos entrevistados concordam com a obrigatoriedade da participação no DDN.
No que respeita a sugestões de melhoria, a mensagem dos jovens aponta para o interesse em conhecer de forma mais direta e realista o contexto militar, em que gostariam que o programa do DDN permitisse assistir a treinos militares e demonstram interesse em ter mais conhecimento sobre uma Unidade Militar.

Neste inquérito é também aferida a perceção que os jovens têm das Forças Armadas e a sua predisposição para ingressarem na vida militar através do Regime de Voluntariado ou Regime de Contrato (RV/RC).

O Dia da Defesa Nacional visa “sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República” (Lei do Serviço Militar, 1999). O DDN decorre nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional (CDDN), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas (FA). A comparência ao DDN é um dever militar para todos os cidadãos portugueses, a cumprir a partir do ano em que perfazem 18 anos de idade.


Partilhar
Conteúdo