O Centro Atlântico (AC) na pessoa do seu Coordenador, o Contra-almirante Noronha Bragança e o Comandante Luís da Costa Cabral, com o Doutor Miguel Olivares do Maritime Analysis and Operations Centre (Narcotics) MAOC-(N) e com o Doutor Abbas Daher Djama da United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC), esteve entre os dias 25 e 27 de março em missão em Cabo Verde, para abordar projetos conjuntos de segurança marítima.
Com uma agenda de trabalhos multifacetada, o AC e os seus parceiros reuniram-se com o Ministro da Administração Interna, o Ministro da Justiça, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o Diretor da Defesa Nacional e o Diretor da Polícia Judiciária de Cabo Verde. Dos vários tópicos abordados, destaca-se a apresentação do projeto de instalação, em Cabo Verde, de um Centro de Formação em VBSS (Visit, Board, Search and Seizure), no âmbito da Segurança Marítima.
Cabo Verde é um membro fundador do AC e um parceiro de confiança tanto do MAOC-(N) como da UNODC, profundamente empenhado na segurança marítima no Atlântico. O sucesso destes novos projetos terá um impacto significativo no combate contra as tendências de insegurança transatlântica.
