Ir para o conteúdo principal
Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistra da Defesa Nacional condecora militar que se sagrou Campeão do Mundo de Triatlo

26 de maio de 2023 - Fonte: DGRDN

​A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, condecorou o Sargento-Ajudante Márcio das Neves, do Exército, que se sagrou Campeão Mundial Militar de Triatlo, na categoria de veteranos masculinos, na prova que em Brive-la-Gaillarde, em França, entre os dias 5 e 9 de maio.

O militar do Exército foi agraciado com a Medalha da Defesa Nacional, 4ª classe, que se destina a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que no âmbito técnico-profissional revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional, tendo a Ministra da Defesa enfatizado o “extraordinário e impar" feito alcançado. A cerimónia decorreu esta tarde no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, e mereceu a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

“Ao obter o título de Campeão Mundial Militar de Triatlo 2023 em Veteranos, como 1.º classificado dentre militares atletas de 19 países, o Sargento-Ajudante Márcio das Neves concretizou um feito extraordinário, ímpar no quadro do Desporto Militar Nacional nos últimos 30 anos, demonstrando excecionais capacidades de superação física e mental, apanágio dos atletas de elite que participam nas competições de desporto militar, nacionais e internacionais", indicou Helena Carreias na condecoração.

A Ministra da Defesa Nacional destacou também na sua intervenção a participação do Segundo-Cabo Aliú Camará, naquela que foi a primeira participação de atletas portugueses em desporto adaptado nesta modalidade, referindo que este é uma “fonte de inspiração para os seus camaradas, superiores e sociedade em geral, pela sua resiliência e capacidade de superação".

Na cerimónia, foram também reconhecidos todos os elementos que integraram a Missão Portuguesa no “24th CISM World Military Triathlon Championship 2023", através de uma Menção Honrosa, “pelo excelente empenho, dedicação e incentivo mútuo, em especial a quem se encontrava em competição, refletindo-se nos extraordinários resultados desportivos alcançados".

A Ministra da Defesa Nacional agradeceu o empenho de todos os militares envolvidos nas provas que decorreram em França, tendo felicitado a seleção nacional militar pelos resultados alcançados e garantido que continuarão a contar com o seu apoio “para que possamos voltar a este local ou a qualquer outro para homenagear aqueles e aquelas que tão bem representam a Defesa Nacional e Portugal".

O 24º Campeonato Mundial Militar de Triatlo foi disputado por mais de 170 triatletas (108 masculinos e 64 femininos), em representação de 20 países. A seleção militar portuguesa contou com 13 atletas em prova (cinco mulheres e nove homens), militares dos três Ramos das Forças Armadas mas também elementos da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, que competiram nas categorias de Seniores e Elite Masculinos, Seniores e Elite Femininos, Estafetas Mistos, e ParaTriatlo (Desporto Adaptado).


​​

Partilhar
Conteúdo