Ir para o conteúdo principal

Ministra da Defesa Nacional condecora militar que se sagrou Campeão do Mundo de Triatlo


Portal da Defesa na InternetDefesa NacionalComunicaçãoNotíciasMinistra da Defesa Nacional condecora militar que se sagrou Campeão do Mundo de Triatlo

26 de maio de 2023 - Fonte: DGRDN

​A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, condecorou o Sargento-Ajudante Márcio das Neves, do Exército, que se sagrou Campeão Mundial Militar de Triatlo, na categoria de veteranos masculinos, na prova que em Brive-la-Gaillarde, em França, entre os dias 5 e 9 de maio.

O militar do Exército foi agraciado com a Medalha da Defesa Nacional, 4ª classe, que se destina a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que no âmbito técnico-profissional revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Ministério da Defesa Nacional, tendo a Ministra da Defesa enfatizado o “extraordinário e impar" feito alcançado. A cerimónia decorreu esta tarde no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, e mereceu a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

“Ao obter o título de Campeão Mundial Militar de Triatlo 2023 em Veteranos, como 1.º classificado dentre militares atletas de 19 países, o Sargento-Ajudante Márcio das Neves concretizou um feito extraordinário, ímpar no quadro do Desporto Militar Nacional nos últimos 30 anos, demonstrando excecionais capacidades de superação física e mental, apanágio dos atletas de elite que participam nas competições de desporto militar, nacionais e internacionais", indicou Helena Carreias na condecoração.

A Ministra da Defesa Nacional destacou também na sua intervenção a participação do Segundo-Cabo Aliú Camará, naquela que foi a primeira participação de atletas portugueses em desporto adaptado nesta modalidade, referindo que este é uma “fonte de inspiração para os seus camaradas, superiores e sociedade em geral, pela sua resiliência e capacidade de superação".

Na cerimónia, foram também reconhecidos todos os elementos que integraram a Missão Portuguesa no “24th CISM World Military Triathlon Championship 2023", através de uma Menção Honrosa, “pelo excelente empenho, dedicação e incentivo mútuo, em especial a quem se encontrava em competição, refletindo-se nos extraordinários resultados desportivos alcançados".

A Ministra da Defesa Nacional agradeceu o empenho de todos os militares envolvidos nas provas que decorreram em França, tendo felicitado a seleção nacional militar pelos resultados alcançados e garantido que continuarão a contar com o seu apoio “para que possamos voltar a este local ou a qualquer outro para homenagear aqueles e aquelas que tão bem representam a Defesa Nacional e Portugal".

O 24º Campeonato Mundial Militar de Triatlo foi disputado por mais de 170 triatletas (108 masculinos e 64 femininos), em representação de 20 países. A seleção militar portuguesa contou com 13 atletas em prova (cinco mulheres e nove homens), militares dos três Ramos das Forças Armadas mas também elementos da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, que competiram nas categorias de Seniores e Elite Masculinos, Seniores e Elite Femininos, Estafetas Mistos, e ParaTriatlo (Desporto Adaptado).


​​

Partilhar
Conteúdo