Os militares portugueses, que integram o Módulo de Transmissões do Elemento de Apoio Nacional (National Support Element - NSE) no Afeganistão, ministraram uma ação de formação sobre os rádios americanos utilizados neste Teatro de Operações (TO).
Esta formação visou uniformizar os procedimentos de comunicação e de segurança e dar a conhecer as capacidades e modos de operação do RT-1523E (versão Man-Pack) e do SINCGARS AN/VRC-92 (versão veicular). A ação de formação incluiu uma apresentação teórica das capacidades destes meios de comunicação, seguindo-se uma sessão prática nas viaturas.
Os referidos equipamentos de comunicação rádio estão instalados nas viaturas ao dispor da 2.ª Força Nacional Destacada – Quick Reaction Force, no âmbito da Resolute Support Mission, em missão no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul.
Com a colaboração das Forças dos Estados Unidos, no TO do Afeganistão, foi possível melhorar a operacionalidade destes rádios, através da instalação de baterias para a memória de configuração dos equipamentos, possibilitando desta forma a sua utilização de um modo mais prático e célere.