Ir para o conteúdo principal
O NRP Cassiopeia interceptou na madrugada deste sábado um navio-tanque com pavilhão da República da Síria, que se encontrava a pairar a cerca de 85 milhas náuticas a sul de Portimão

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMarinha vigia atividade de trasfega de crude em Portugal

20 de agosto de 2022 - Fonte: Marinha

Na monitorização diária que efetua ao espaço marítimo de interesse nacional, o Centro de Operações Marítimas da Marinha detetou nos últimos dias o movimento suspeito de um navio petroleiro, que se encontrava a pairar, dentro das águas sob jurisdição nacional.

O navio da Marinha NRP Cassiopeia dirigiu-se para o local, a cerca de 85 milhas náuticas a sul de Portimão, o equivalente a mais de 155 quilómetros, no âmbito da patrulha e vigilância dos espaços marítimos, para efetuar a interseção com o navio-tanque com pavilhão da República da Síria, às primeiras horas de sábado, 20 de agosto.

O navio-tanque encontrava-se sem seguimento, perto do limite sul da Zona Económica Exclusiva (ZEE), apresentando comportamento que indiciava preparativos para a prática de abastecimento e trasfega de crude, ações conhecidas como "bunkering", tendo o navio da Marinha aproximado e estabelecido comunicações com o mesmo.

O petroleiro alegou que se encontrava com avaria nas máquinas principais e que necessitava de algumas horas para a sua reparação, informando que estava a aguardar instruções da companhia sobre o porto de destino.

O navio foi alertado que Portugal, ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, não autoriza a realização atividades de reabastecimento dentro da Zona Económica Exclusiva Nacional, por acarretarem um risco potencial para a ocorrência de poluição no mar. O navio após algumas horas iniciou a navegação, encontrando-se atualmente a sair da ZEE de Portugal Continental.

​O Estado português, através da Marinha Portuguesa, garante o cumprimento da lei nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, pelo que não permite o desenvolvimento deste tipo de atividades na ZEE nacional.

 

 

Partilhar
Conteúdo