Ir para o conteúdo principal
A Marinha e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) assinaram esta manhã, dia 25 de janeiro, um protocolo de cooperação no âmbito do apoio logístico aos navios de investigação “Mar Portugal” e “Noruega”

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMarinha coopera com Instituto Português do Mar e da Atmosfera

29 de janeiro de 2019 - Fonte: Marinha

A Marinha e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) assinaram esta manhã, dia 25 de janeiro, um protocolo de cooperação no âmbito do apoio logístico aos navios de investigação “Mar Portugal” e “Noruega”, daquele instituto.

Considerando a frequente articulação da Marinha com o IPMA, I.P. no âmbito da investigação científica, a Marinha vai disponibilizar, na Base Naval de Lisboa (BNL), um cais para a atracação dos navios “Mar Portugal” e “Noruega”, prestando o apoio necessário a ambos os navios durante a sua permanência na BNL.

Desta forma estão presentes vantagens organizacionais, económicas e funcionais no apoio que a Marinha pode dar ao IPMA, I.P. sendo possível dar plena expressão ao princípio de potenciação de sinergias pela cooperação no domínio logístico.

?O navio “Mar Portugal”, com capacidade oceânica, realiza investigação marinha multidisciplinar, que se centra essencialmente no oceano Atlântico, desde as áreas costeiras até ambientes ultra-profundos. As suas principais valências são a investigação ambiental, haliêutica e geofísica, bem como a capacidade para a operação do ROV (Remotely Operated Vehicle) Luso, propriedade da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Tem 75m de comprimento e 15m de largura e um calado de 4.5m. A bordo pode transportar 30 investigadores e 16 tripulantes. O navio de investigação “Noruega” tem capacidade para realizar campanhas de bio-oceanografia e pescas e efetuar levantamentos de geologia e geofísica marinhas. Tem um comprimento de 47.5 m e 13.75 m de boca e a sua tripulação é constituída por 30 pessoas.

Partilhar
Conteúdo