Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistério da Defesa Nacional apoia a Ucrânia com cerca de 375 toneladas de material militar

10 de janeiro de 2023 - Fonte: MDN

​O apoio do Ministério da Defesa Nacional à Ucrânia desde o início do conflito provocado pela invasão da Rússia contabiliza aproximadamente 375 toneladas de material, num valor de cerca de 10,8 milhões de euros.

Foram já entregues à Ucrânia cerca de 315 toneladas de material militar, letal (armas e munições diversas) e não letal (equipamentos de proteção, comunicações, equipamento médico sanitário, viaturas blindadas, veículos aéreos não tripulados e kits primeiros socorros de combate).

O Ministério da Defesa Nacional tem preparados para envio para a Ucrânia oito geradores a diesel, de grande capacidade, para produção de energia elétrica, bem como mais equipamento médico sanitário e munições, num total de cerca de 60 toneladas de material. Esta nova doação responde às solicitações do governo ucraniano.

Portugal continuará a analisar as necessidades da Ucrânia e a apoiar este país, quer bilateralmente, quer no quadro do apoio multilateral da União Europeia e dos países Aliados.​


Partilhar
Conteúdo