Ir para o conteúdo principal
Inscrições disponíveis no site da prova, que conta com a coorganização do Ministério da Defesa Nacional

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasLinhas de Torres Running Challenge – 9.ª edição acontece em abril

10 de fevereiro de 2022 - Fonte: DGRDN

​Foi apresentada, esta quarta-feira, em Torres Vedras, a nona edição do Linhas de Torres Running Challenge, que este ano terá lugar a 9 de abril.

O Linhas de Torres Running Challenge é um evento desportivo, de cariz histórico, militar e solidário, criado em 2013, com o propósito de percorrer os trilhos daquele que foi o maior e mais eficaz sistema defensivo militar do país.

A edição deste ano conta com duas provas longas e duas de distâncias mais curtas, que percorrerão os caminhos da GR30 - Grande Rota das Linhas de Torres.

No segmento das longas - de trail -, estão previstas as provas de Ultra Endurance (100km), para participação individual ou em equipa, e de Ultra Trail (42km), para atletas individuais ou a cavalo.  No segmento das provas curtas, que volta a contemplar um percurso de corrida de 10km em Torres Vedras, os participantes terão uma novidade: a realização de uma caminhada com a distância de 5km, em Mafra.

Os detalhes dos percursos, regulamentos e inscrições estão disponíveis no sítio oficial da prova em running-challenge.com.

Corrida recebe certificação nacional

Entre as novidades da edição deste ano do Linhas de Torres Running Challenge estão a certificação da prova e a integração do evento no calendário de provas da Associação de Trail Running de Portugal.

Esta prova integra também o calendário desportivo militar, estando prevista a participação de equipas dos três ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança (PSP e GNR) e ainda de equipas militares de países estrangeiros membros do CISM – Conseil International du Sport Militaire.

Causa solidária

Além do cariz histórico-militar da prova, e da importância para Portugal da edificação das Linhas de Torres que a organização tenta homenagear, o evento terá cariz solidário, que, à semelhança do ano passado, beneficiará a Associação de Deficientes das Forças Armadas.

Para Vasco Hilário, Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, que esteve no lançamento da corrida, a organização desta prova “é uma oportunidade para promover uma imagem positiva e jovem" junto da população, permitindo “aproximar a Defesa Nacional da sociedade civil".

Na sessão de apresentação que teve lugar no Auditório dos Paços do Concelho, em Torres Vedras, estiveram ainda presentes Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, anfitriã do evento, o engenheiro Teixeira Duarte,  promotor da corrida, o Major-General António Cavaleiro, do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Rui Pinho, Presidente da Associação de Trail Running Portugal, o Coronel Santa Clara Gomes, Presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, e José António Felgueiras, vereador da Câmara Municipal de Mafra.

O Linhas de Torres Running Challenge é um evento organizado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Recursos de Nacional, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Rota Histórica das Linhas de Torres, com o apoio dos municípios que a compõem, e a Xistarca.​​


​Imagens disponíveis aqui

Partilhar
Conteúdo