O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, presidiu à celebração Eucarística comemorativa do Jubileu das Forças Armadas e das Forças de Segurança, no dia 28 de setembro, na Igreja de São Francisco Xavier, no Restelo.
D. Sérgio Dinis destacou, na sua homilia, o trabalho diário e as missões de manutenção de paz das Forças Armadas e das Forças de Segurança, referindo que “todos os dias, com o vosso serviço, libertais quem está cativo do medo, protegeis quem está ameaçado, restituís paz às comunidades, reconciliais a sociedade com a sua própria dignidade."
Acrescentou que “A finalidade última das Forças Armadas e das Forças de Segurança não é a guerra nem a violência, mas a preservação da paz."
Numa referência aos antigos combatentes, D. Sérgio Dinis sublinhou que “São memória viva de sacrifícios passados, de vidas entregues, de feridas sofridas."
Terminou a homilia com a referência a “Que as vossas fardas e armas nunca sejam sinal de violência, mas de proteção."
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr. Fernando Rosa, do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Nobre de Sousa, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão, do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, General Ribeiro Veloso, do Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Ribeiro Carrilho, entre outras entidades militares e civis.
Veja a galeria de imagens da celebração na plataforma on line