Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasHelena Carreiras destaca reforço de cooperação na XXII Ministerial da Defesa da CPLP

30 de maio de 2023 - Fonte: DGPDN

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, participou esta terça-feira, 30 de maio, na abertura da XXII Reunião de Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreu em Luanda, Angola.

Helena Carreiras começou por destacar a Célula de Cooperação Civil Militar, que se encontra em fase de constituição, e que irá permitir a participação da CPLP em missões de paz das Nações Unida.

Salientando a importância da formação, a Ministra da Defesa Nacional afirmou que apenas se “treinarmos e formarmos" poderemos contribuir conjunta, civil e militarmente para o esforço de produção de segurança internacional.

A Governante manifestou ainda que o reforço «da cooperação e da coordenação entre estes países irmãos na promoção da segurança e da defesa de todos», seria, para si, grande objetivo do encontro.

Helena Carreiras finalizou a sua intervenção salientando a importância do fórum, que surge como uma plataforma de cooperação, “um espaço para partilha de diferentes perspetivas sobre um contexto de segurança mundial cada vez mais complexo, que afeta toda a Comunidade".

À margem do evento, a Ministra da Defesa teve, ainda, a oportunidade de reunir com os homólogos de Angola e Moçambique. O ministro angolano, João Ernesto dos Santos “Liberdade", fez um balanço muito positivo do novo Programa Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa 2022/2026.

 Na bilateral com Moçambique, Helena Carreiras o seu homólogo Cristóvão Artur Chume debateram temas de interesse comum, nomeadamente, a EUTM Moçambique (Missão de Formação da União Europeia em Moçambique), o combate ao terrorismo e reforço da relação na área da Defesa.


Partilhar
Conteúdo