Ir para o conteúdo principal


13 de novembro de 2025 - Fonte: Exército

Entre 17 e 21 de novembro de 2025, o Exército Português realizará, na região de Lisboa, o maior exercício nacional no âmbito do Apoio Militar de Emergência. A atividade envolverá mais de 300 operacionais e mais de 100 viaturas, tendo como finalidade testar e validar a resposta coordenada do Sistema de Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), perante um cenário simulado de sismo de grande magnitude na sub-região de Lisboa.
O Exercício FÉNIX 25 pretende treinar a capacidade de resposta das diversas valências do Sistema Integrado de Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações da estrutura de Proteção Civil, avaliando a projeção e atuação de capacidades diferenciadas, com especial enfoque nas áreas de:

  • Comando, Controlo e Comunicações
  • Busca e Salvamento Terrestre
  • Engenharia Militar
  • Apoio Sanitário
  • Descontaminação
  • Cinotécnica

Este exercício decorre num contexto de emergência complexa, simulando um cenário que exige elevada coordenação e interoperabilidade.
A edição de 2025 do Exercício FÉNIX contará ainda com o apoio e participação da ANEPC​, Força Aérea Portuguesa, Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP), Polícia Municipal, Força Especial de Proteção Civil, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal de Lisboa, Cruz Vermelha Portuguesa, bem como outros agentes de proteção civil.

O objetivo é reforçar a padronização de procedimentos e validar critérios de interoperabilidade, assegurando uma resposta integrada e eficaz.

Última atualização: 13 de novembro de 2025

Partilhar
Conteúdo