A Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) prestou apoio à Unidade de Implementação do Camões (UIC) na avaliação das necessidades de formação da Marinha do Togo, em coordenação com a Marinha daquele país africano, no período que decorreu entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro.
Esta ação contou com a participação do Comandante Rui Ferreira e do Primeiro-sargento fuzileiro Nelson Tavares, que ao longo de três dias tiveram oportunidade de conhecer as instalações da Marinha do Togo, com base em Lomé, e as capacidades de operação e treino dos seus militares, tendo por base a realização de várias atividades e entrevistas a responsáveis da marinha togolesa.
A avaliação, efetuada no terreno, revelou-se ser da maior importância para o conhecimento das condições e das necessidades efetivas em termos de formação por parte da Marinha do Togo, o que permitirá que as futuras ações de formação ao abrigo do projeto SWAIMS, a realizar naquele país, se ajustem melhor à sua realidade.
O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um Programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da DGPDN e da Marinha, que dispõe de um orçamento de 12,478 milhões euros.
