Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasConcurso História Militar e Juventude 2025

06 de junho de 2025 - Fonte: História Militar

A 4 de junho, às 15h00, por via telemática, teve lugar a entrega dos prémios e menções honrosas da 5.ª edição do Concurso História Militar e Juventude, organizado pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela Associação de Professores de História (APH), que nesta edição teve como tema “Abril: das armas às urnas na minha terra".

Este concurso é dirigido a todas as crianças e jovens que frequentem os 2.º e 3.º ciclos e o secundário (regular e profissional) em Portugal e em escolas portuguesas no estrangeiro e tem por objetivo fomentar o gosto pela História Militar nacional.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença e intervenções do Presidente da CPHM, Major-General João Vieira Borges; da Comissária da Comissão Executiva dos 50 Anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola e do Presidente da APH, Doutor Miguel Monteiro de Barros. Entre os muitos assistentes destaca-se a presença do Coronel Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, e do Coronel José Geraldo, representante da Liga dos Combatentes, instituições parceiras do concurso desde a 3.ª edição realizada em 2023.

Na presente edição inscreveram-se 23 escolas de Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, tendo sido submetidos ao Júri 52 trabalhos (individuais, pares e coletivos) de 245 estudantes, entre os 10 e 19 anos. O Colégio Militar, veterano e recordista deste concurso, sobressaiu entre as demais escolas, pela sua elevada participação com trabalhos (17) e pelas 4 distinções alcançadas pelos seus alunos.

Em 2026 terá lugar a 6.ª edição do Concurso, que será dedicada ao tema: “Descolonização e Retorno(s) entre 1974 e 1975".​

Galeria de Imagens

​​

Partilhar
Conteúdo