Ir para o conteúdo principal
O curso conta com a participação de 30 auditores de nove países atlânticos

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico promove segundo curso de Segurança Marítima na Base das Lajes

17 de maio de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

​Decorre de 17 a 20 de maio, na Base das Lajes, na ilha Terceira, a segunda edição do Curso de Segurança Marítima promovido pelo Centro do Atlântico, em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, o Comité de Perspetiva de Género da NATO e o Ministério da Defesa dos Camarões, e com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Base Aérea n.º 4.

Subordinado ao tema “Segurança Marítima e Segurança Humana", o curso conta com a participação de 30 auditores de nove países atlânticos - Angola, Brasil, Camarões, Estados Unidos da América, Gana, Guiné-Bissau, Marrocos, Portugal e Senegal, e de oradores portugueses e estrangeiros de instituições como a NATO, as Nações Unidas, a União Europeia e instituições académicas internacionais.

A complexidade dos desafios marítimos multidimensionais atuais requer explorar a melhor forma de reforçar as capacidades e fomentar a resiliência local, promovendo simultaneamente soluções que aumentem a coesão social e promovam o respeito pelos direitos humanos e a dignidade nos contextos ligados ao mar. Foi este o mote do curso que tem como objetivo, este ano, dotar os participantes das ferramentas necessárias para a plena integração das dimensões relativas à segurança humana na ação diária de quem gere as matérias relativas à segurança marítima.

O Centro do Atlântico​ é uma iniciativa do Gov​erno português, desenvolvida pelo Ministério da Defesa Nacional, dedicada à promoção da segurança e da cooperação no Atlântico e que está aberta à participação de todos os Estados e organizações multilaterais desta região, contando atualmente com 20 países signatários. As suas atividades centram-se no diálogo político, na investigação científica e na capacitação no domínio da defesa.

Partilhar
Conteúdo