Ir para o conteúdo principal

Centro do Atlântico promove segundo curso de Segurança Marítima na Base das Lajes

O curso conta com a participação de 30 auditores de nove países atlânticos

Portal da Defesa na InternetDefesa NacionalComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico promove segundo curso de Segurança Marítima na Base das Lajes

17 de maio de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

​Decorre de 17 a 20 de maio, na Base das Lajes, na ilha Terceira, a segunda edição do Curso de Segurança Marítima promovido pelo Centro do Atlântico, em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, o Comité de Perspetiva de Género da NATO e o Ministério da Defesa dos Camarões, e com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Base Aérea n.º 4.

Subordinado ao tema “Segurança Marítima e Segurança Humana", o curso conta com a participação de 30 auditores de nove países atlânticos - Angola, Brasil, Camarões, Estados Unidos da América, Gana, Guiné-Bissau, Marrocos, Portugal e Senegal, e de oradores portugueses e estrangeiros de instituições como a NATO, as Nações Unidas, a União Europeia e instituições académicas internacionais.

A complexidade dos desafios marítimos multidimensionais atuais requer explorar a melhor forma de reforçar as capacidades e fomentar a resiliência local, promovendo simultaneamente soluções que aumentem a coesão social e promovam o respeito pelos direitos humanos e a dignidade nos contextos ligados ao mar. Foi este o mote do curso que tem como objetivo, este ano, dotar os participantes das ferramentas necessárias para a plena integração das dimensões relativas à segurança humana na ação diária de quem gere as matérias relativas à segurança marítima.

O Centro do Atlântico​ é uma iniciativa do Gov​erno português, desenvolvida pelo Ministério da Defesa Nacional, dedicada à promoção da segurança e da cooperação no Atlântico e que está aberta à participação de todos os Estados e organizações multilaterais desta região, contando atualmente com 20 países signatários. As suas atividades centram-se no diálogo político, na investigação científica e na capacitação no domínio da defesa.

Partilhar
Conteúdo