Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasBrigada Mecanizada vence 29.º Prémio Defesa Nacional e Ambiente

19 de janeiro de 2023 - Fonte: DGRDN

O 29.º Prémio Defesa Nacional e Ambiente foi hoje entregue à Brigada Mecanizada do Exército, pela candidatura “Contributo da Brigada Mecanizada para o Desenvolvimento Sustentável".  O Instituto dos Pupilos do Exército também foi distinguido com uma menção honrosa, pelo projeto “Tiny Forest in IPE".

A entrega do prémio decorreu esta quinta-feira no Campo Militar de Santa Margarida numa cerimónia que contou com as presenças da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Merecendo a distinção máxima pelo júri do prémio, a candidatura apresentada pela Brigada Mecanizada demonstra o compromisso daquela unidade do Exército ao longo dos últimos anos na proteção e preservação do meio ambiente e o impacto das medidas adotadas, que se traduzem em ações que vão desde a correta gestão da fauna e flora à requalificação energética, da melhoria da gestão de resíduos à promoção do consumo de água da rede, permitindo diminuir o desperdício de plástico e materiais não recicláveis.

O projeto mereceu ainda relevo pelo fator social inerente aos projetos de economia circular, destacando-se ainda pela inovação social da ação da Brigada Mecanizada, que tem apostado também na educação e sensibilização ambiental de militares e colaboradores civis, bem como da população em geral.

Para a ministra da Defesa Nacional, a candidatura vencedora mostra de forma “muito clara e prática" a direção que a Defesa Nacional deve tomar para atingir os objetivos da economia circular e da redução da pegada ambiental.

Estando a celebrar 30 anos do seu lançamento em 2023, o prémio, que resulta duma colaboração “pioneira" com o Ministério do Ambiente, é, para Helena Carreiras, uma “demonstração evidente" da dinâmica da Defesa Nacional relativamente às preocupações ambientais e à transversalidade das mesmas na atividade diária.

Fazendo ainda referência ao projeto apresentado pelo Instituto dos Pupilos de Exército – um projeto pioneiro, facilmente replicável, que promove, de forma pedagógica, a preservação de ecossistemas -, a ministra afirmou que os dois exemplos vencedores são testemunho daquilo que de melhor na Defesa se faz no domínio do ambiente.

Apontando que é “imperioso" continuar a agir “em todos os setores e em todas as frentes", Helena Carreiras diz ser necessário corresponder à evolução das políticas ambientais e avançar com “uma Estratégia da Defesa Nacional para o Ambiente", com especial enfoque às alterações climáticas e ao impacto operacional nas Forças Armadas, com o objetivo de “proporcionar a visão necessária para se continuar a reduzir a nossa pegada ecológica e aumentar a eficiência energética das nossas atividades".

O Prémio Defesa Nacional e Ambiente, criado em 1993, resulta duma parceria entre o Ministério da Defesa Nacional e o Ministério do Ambiente e assume-se como um compromisso da Defesa Nacional com a preservação do ambiente, com a utilização eficiente dos recursos, com a economia circular e a inovação ambiental.

Através deste prémio, a Defesa Nacional distingue anualmente a unidade, estabelecimento ou órgão que se destaca no contributo prestado para a qualidade do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, através da utilização eficiente dos recursos naturais, da promoção de boas práticas de gestão de ordenamento do território, da proteção e valorização do património natural e paisagístico e da biodiversidade.​

Partilhar
Conteúdo