Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasCentro do Atlântico na 47.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente EUA-Portugal

23 de junho de 2022 - Fonte: Atlantic Centre

No passado dia 8 de junho, teve lugar em Washington D.C. a 47.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) entre Portugal e os Estados Unidos que contou com a presença da Coordenadora do Centro do Atlântico, Licínia Simão.

O Centro do Atlântico foi um dos temas abordados, nesta que é a mais importante reunião bilateral entre Portugal e os Estados Unidos.

Na declaração final adotada, foi reconhecida a excelente cooperação nos assuntos centrais do Atlântico, bem como o envolvimento de ambas as partes na valorização da importância estratégica dos Açores e da Base das Lajes, e do seu potencial para o avanço da cooperação em matéria de segurança no Atlântico.

Estados Unidos e Portugal reafirmaram o seu empenho, expresso no Roteiro para o Centro do Atlântico, em aprofundar os laços nesta área a curto prazo, reforçando o trabalho conjunto no desenvolvimento de iniciativas que procurem soluções globais para problemas complexos em todos os quadrantes do Atlântico numa lógica de complementaridade.

A CBP reconheceu ainda a importância da contribuição de Portugal para o reforço da segurança, sustentabilidade e crescimento económico no Atlântico, incluindo a liderança do Centro do Atlântico.​

Partilhar
Conteúdo