O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participou, esta quarta-feira, no “Portuguese Industry Day at NSPA”, que reuniu 64 empresas e 94 empresários portugueses na sede da NSPA, a agência responsável pelas aquisições da NATO e dos países da Aliança, em Capellen, no Luxemburgo.
Na abertura do encontro, Azeredo Lopes reconheceu o passo importante dado pelos empresários portugueses ao participarem nesta iniciativa, o que lhes poderá permitir conhecer potenciais clientes e tornarem-se fornecedores da NATO e dos países da Aliança.
O Ministro afirmou que o governo português está ciente dos desafios que os empresários portugueses enfrentam e garantiu que estes “podem contar com o Ministério da Defesa para os apoiar neste empreendimento”.
Azeredo Lopes esclareceu que o Ministério da Defesa “não age apenas como investidor e consumidor, mas também como regulador e força-motora da indústria de defesa. Enquanto força motora, procura promover uma política de investimento público apropriada e criar condições equitativas para todos os atores envolvidos”. No seu papel de regulador, cabe-lhe ainda facilitar a internacionalização das empresas, procurando remover as barreiras burocráticas e administrativas.
O total de contratos celebrados pelas empresas portuguesas na NSPA atingiu em 2015 33,81 M€, o que confere a Portugal a 10ª posição enquanto fornecedor desta agência da NATO entre os 28 países da Aliança. Com a participação recorde de 64 empresas no evento, espera-se que este volume de negócios não só aumente como também envolva uma crescente diversidade de empresas nacionais e setores de atividade.
O “Portuguese Industry Day at NSPA” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em coordenação com a Delegação Permanente de Portugal junto da NATO.