Portugal, participou na 55ª edição do Campeonato Mundial Militar de Tiro, organizado pela Noruega, na Guarnição do Camp Terningmoen, em Elverum, sob a égide do Conseil International du Sport Militaire (CISM), de 23 a 30 de junho.
Em representação de 37 países da Europa, da América do Norte e do Sul, de África e da Ásia, participaram neste campeonato 247 atiradores, divididos em 81 homens e 50 senhoras na Pistola; e 60 homens e 56 senhoras na Carabina, aos que se juntam 125 Chefes de Missão, Treinadores, Juízes/Oficiais de Tiro, tendo o evento proporcionado resultados de excelência do tiro mundial, sob o lema do CISM "Friendship through sport".
A cerimónia, que marcou a abertura desta competição, teve lugar a 24 de junho, na “Arena" de Camp Terningmoen, e contou com as intervenções do Major-general Frode Ommundsen, Comandante da Guarda Nacional da Noruega, da Sra. Lillian Skjærvik, Presidente da edilidade de Elverum, do Coronel Knut Simen Skaret, Presidente da Delegação norueguesa junto do CISM, e do Major Jan-Henrik Bäck, representante da Direção do CISM para este campeonato.
As competições decorreram durante 6 dias, sempre muito preenchidos, em virtude do número muito alargado de participantes, em que foi necessário adotar um esquema de apuramento para as finais das diferentes modalidades e especialidades, tendo as finais de Carabina e de Pistola, tanto masculinas como femininas, decorrido na manhã do dia 29 de junho.
A nível nacional, a missão portuguesa foi constituída por 8 militares das cinco Instituições das Forças Armadas e das Forças de Segurança – Marinha, Exército, Força Aérea, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, liderada pelo Chefe de Missão.
A título individual merece nítida relevância o 7º lugar na final de Carabina (velocidade a 300 metros) do Cabo Pedro Afonso (GNR) entre 33 concorrentes, constituindo um recorde pessoal. Fazer nota das pontuações de 576 e 578 pontos, em 600 possíveis, em Pistola de Percussão Central (PPC) e Pistola (Velocidade Militar) efetuadas pelo Primeiro-sargento Daniel Rodrigues (Exército), recordes pessoais alcançados nesta competição.
A título coletivo salienta-se o 15º lugar da equipa nacional de Pistola (Precisão a 25 metros), constituída pelo Primeiro-sargento Daniel Rodrigues (Exército), Sargento-chefe Sérgio Fernandes (Exército) e o Sargento-ajudante Fernando Ferreira (Força Aérea), entre 26 países.
Na tarde do dia 29 decorreu a cerimónia de encerramento e entrega de prémios, presidida pelo Major-general Frode Ommundsen, iniciada pela atuação da Orquestra da Guarda Nacional da Noruega, dando o mote festivo ao momento, em que foram medalhados os que mais se destacaram nestes 6 dias de intensa competição.
Salientam-se os seguintes resultados:



Consulte mais informações no site do evento
Veja a galeria de imagens do evento na plataforma on line
Veja os vídeos do evento na plataforma do Youtube