Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotícias32 viaturas do projeto “SeaWatch” reforçam dispositivo de vigilância e salvamento balnear

06 de junho de 2024 - Fonte: AMN

​A Praia da Torre, em Oeiras, foi o local escolhido para a entrega de 32 viaturas da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), no âmbito do projeto “SeaWatch", com vista ao reforço da vigilância das praias nacionais durante a época balnear.

A cerimónia de entrega das viaturas foi presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional (SEDN), Ana Isabel Xavier, e contou com a presença da Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Das 32 viaturas disponibilizadas pela SIVA, 29 destinam-se às praias balneares, uma para as fluviais e duas para apoio ao ISN. Estão equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer os banhistas que precisem de auxílio, essencialmente nas praias não vigiadas, garantindo assim uma presença em toda a costa do Continente, bem como nos Açores e na Madeira, com uma viatura em cada Região Autónoma.

De referir ainda que 30 das viaturas foram equipadas com desfibrilhadores automáticos externos (DAE), bem como a formação necessária em suporte básico de vida e desfibrilhação que foi dada aos militares da Marinha que integram o Projeto "SeaWatch", numa parceria entre o ISN e a Blue Ocean Medical. 

Na sua intervenção, a SEDN destacou a importância deste projeto, que contribui para que Portugal permaneça “um dos países com a menor taxa por afogamento resultante da prática balnear", continuando a ser “um destino turístico de referência internacional".

Ana Isabel Xavier deixou também “uma palavra especial a todos aqueles que estão, diariamente, envolvidos na salvaguarda da vida no mar durante a época balnear e cujos esforços concorrem para esta visão holística da segurança marítima".

O “SeaWatch" resulta da colaboração entre o Instituto de Socorros a Náufragos e a SIVA Portugal. Em 2023, este projeto permitiu o salvamento de 52 veraneantes, com 193 assistências de primeiros socorros e 16 buscas, com sucesso, de crianças perdidas na praia.​

​​

Partilhar
Conteúdo