No dia 5 de fevereiro, realizou-se no Ministério da Defesa Nacional a última sessão do ciclo de conferências "Visões da Guerra e das Independências (1961-1975)", subordinada ao tema “Não tenho alma de herói nem de mártir" - Melo Antunes, o 25 de Abril e a Descolonização.
Organizada pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), a sessão contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Álvaro Castelo Branco, e foi moderada pelo Major-General João Vieira Borges, Presidente da CPHM.
A oradora convidada foi a Doutora Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Estrutura de Missão das Comemorações do 50.º Aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974; é autora de várias obras sobre o 25 de Abril e a transição para a Democracia, incluindo uma biografia de Ernesto Melo Antunes (1933-1999), destacado militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), sobre o qual incidiu a sua apresentação.
Durante a palestra, Maria Inácia Rezola analisou o pensamento de Melo Antunes sobre a descolonização, destacando algumas das suas intervenções neste domínio. Melo Antunes é lembrado como o estratega e ideólogo do MFA, embora muitas dimensões do seu percurso e pensamento sejam pouco conhecidas.
A oradora recebeu um medalhão da CPHM em agradecimento pela palestra e pelo apoio prestado a esta iniciativa e ao Concurso História Militar e Juventude, também organizado pela CPHM em parceria com a Associação de Professores de História.
Este ciclo de conferências terminou com um total de 25 sessões realizadas ao longo de 3 anos, todas disponibilizadas no canal YouTube da CPHM. O objetivo foi registar e divulgar todos os depoimentos para memória futura e promover a reflexão sobre a guerra e as independências dos países africanos sob domínio português.
Assista aqui a todas as sessões do Ciclo de Conferências - Visões da Guerra e das Independências (1961-1975):
https://www.youtube.com/playlist?list=PLGsEMb-wCv7HVCqJcCP_kV4Whz1KRfDYE