Realizou-se no passado dia 21, no Comando do Pessoal do Exército, no Porto, a 16ª Sessão do ciclo de conferências, Visões da Guerra e das Independências (1961-1975), subordinada ao tema A Coleção de Cromos de História. De Angola 53 a abril de 74.
Este ciclo de conferências, que visa promover a reflexão sobre a guerra e a independência dos países africanos e recolher registo dos depoimentos realizados, para publicação e memória futura, teve nesta sessão como conferencista o Coronel David Martelo, membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e como moderadora a Professora Doutora Isilda Monteiro, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Nesta sessão, que contou com a presença na mesa de honra do Presidente da CPHM, Major-General João Vieira Borges e do Diretor da Direção de Administração de Recursos Humanos, Major-General Fonseca Rijo, o conferencista relatou a sua experiência pessoal em Angola, desde menino a combatente, e a sua visão sobre a guerra e a descolonização portuguesa, comparando-a com o caso francês de descolonização da Argélia.
Organizado pela CPHM, sob a coordenação do Coronel Aniceto Afonso e do Mestre João Moreira Tavares, o ciclo de conferências Visões da Guerra e das Independências (1961-1975), conta com o apoio da Associação 25 de Abril, do Instituto da Defesa Nacional, da Liga dos Combatentes e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Assista às sessões do ciclo de conferências Visões da Guerra e das Independências (1961-1975) AQUI