Ir para o conteúdo principal
Ministro da Defesa Nacional e Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes marcam presença na cerimónia de inauguração da Unidade Politécnica Militar, que arranca ano letivo com 42 cursos

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasUnidade Politécnica Militar assinala a abertura do primeiro ano letivo
07 de outubro de 2020

​O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e a Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, participaram ontem na cerimónia de inauguração da Unidade Politécnica Militar (UPM), em que se assinalou também o arranque do ano letivo.

Inserida no sistema nacional de ensino superior, a UPM, unidade orgânica autónoma do Instituto Universitário Militar (IUM), abriu as portas a cerca de 270 alunos, distribuídos por 42 cursos. Vocacionada para o ensino superior politécnico militar, tem como finalidade formar sargentos dos Quadros Permanentes (QP) das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

João Gomes Cravinho destacou, durante a cerimónia, a importância da UPM na valorização da formação dos Sargentos e na dignificação desta categoria militar, tendo afirmado estar a ser feito um caminho de “consolidação do Ensino Superior Militar".

A UPM ao integrar os departamentos politécnicos da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da GNR, responsáveis por assegurar o ensino nas instalações dos respetivos Ramos e da GNR, potencia sinergias que permitirão garantir melhores competências e melhor preparação para níveis de desempenho mais exigentes.

O Diretor da UPM, Comodoro Pedro Sousa Costa, afirmou no seu discurso tudo fazer para garantir a “excelência na formação dos Sargentos" e pugnar por “um Politécnico de referência, reconhecido pela sua qualidade, mas também pelas capacidades, utilidade e resultados".

Na cerimónia, em que teve lugar uma lição inaugural proferida pelo Capitão-Tenente Lopes de Oliveira, estiveram também presentes o Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, o Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e o Comandante-Geral da GNR. 

Galeria de Imagens

Créditos: António Lopes/MDN

​​

Partilhar
Conteúdo