As Forças Armadas continuam a apoiar as populações afetadas pelas tempestades, com o Exército a manter centenas de militares distribuídos por quatro distritos e treze municípios, apoiados por 102 viaturas ligeiras, 122 viaturas pesadas, 12 máquinas de engenharia, 15 geradores, 16 motosserras, cinco sistemas Starlink e um módulo de comunicações.
No terreno operam 12 pelotões de intervenção para remoção de escombros, 10 equipas de desobstrução e limpeza, seis destacamentos de engenharia, dois módulos de construções em altura e cinco módulos de energia e iluminação, permanecendo em prontidão seis equipas de evacuação, meios náuticos, um posto médico avançado e capacidade de alojamento para 1.200 pessoas.
A Força Aérea já distribuiu mais de 130 refeições e garantiu banhos quentes a mais de 300 cidadãos na Base Aérea n.º 5, mantendo ainda o apoio com lonas, geradores e remoção de detritos.
O dispositivo aéreo foi reforçado com dois helicópteros Koala, um dedicado à monitorização de infraestruturas, em apoio à E-Redes e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e outro focado na deteção de cheias.
A Marinha prossegue os trabalhos em coordenação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), assegurando reparações elétricas, manutenção de geradores e apoio a habitações em Leiria, Coimbra e Batalha, além da desobstrução de três quilómetros de estrada e da limpeza de troços do rio Lis, de onde foram removidas mais de 60 toneladas de detritos.
Veja a galeria de imagens na plataforma on-line