Ir para o conteúdo principal
Marcelo Rebelo de Sousa destacou, na sua primeira visita oficial ao EMGFA, as capacidades de planeamento e de resposta das Forças Armadas Portuguesas

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasPresidente da República “muito bem impressionado” com FA
06 de abril de 2016
​O Presidente da República (PR) visitou, esta terça-feira, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) do Estado-Maior General das Forças Armadas Portuguesas, no Reduto Gomes Freire, em Oeiras.

Depois de lhe serem prestadas as honras militares, Marcelo Rebelo de Sousa assistiu a um briefing, de caracter classificado, sobre a missão, a estrutura, os recursos e as capacidades das Forças Armadas nas várias dimensões em que atuam.

O PR disse, posteriormente em declarações aos jornalistas, ter ficado “muito bem impressionado” ao verificar que existe “uma capacidade de acompanhamento, de planeamento, de resposta que é muito significativa em quadros diferentes, que vão desde a aliança atlântica, à União Europeia, no quadro das Nações Unidas ou até em missões conjuntas”.

Posteriormente, Marcelo Rebelo de Sousa comunicou, por videoconferência, com vários teatros de operações onde há militares portugueses. Acerca desse momento - que adjetivou como “esclarecedor e emocionante” - o PR disse que assistiu a um ato de “solidariedade”, referindo-se ao trabalho dos cerca de 481 militares que se encontram em missões no Kosovo, Iraque, Somália, Afeganistão ou Mali, entre outros.

A propósito das Forças Nacionais Destacadas, o PR adiantou que “é de prever um reforço da participação das Forças Armadas Portuguesas em outras missões internacionais”, salientando o relevo do papel que estas desempenham, “formando, apoiando, garantindo a paz e ainda demostrando preocupações humanitárias”.


Partilhar
Conteúdo