Ir para o conteúdo principal
Em reconhecimento pela prestação dos militares portugueses, no seu país, ao longo de duas décadas


29 de outubro de 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu esta sexta feira, a Presidente da República do Kosovo, Vjosa Osmani, que condecorou as Forças Armadas portuguesas em reconhecimento pela prestação dos militares portugueses, no seu país, ao longo de duas décadas (1999-2019). 

O Ministro da Defesa Nacional manifestou que, para Portugal “é um grande prazer poder receber a primeira visita da Presidente de um país para o qual contribuímos para a construção da paz e da estabilidade". 

João Gomes Cravinho realçou que “os laços" entre os dois países, resultantes deste contacto “são profundos" e que estão “muito presentes no espírito das nossas Forças Armadas" e “nas experiências e memórias de todos os que serviram no Kosovo". 

O Ministro da Defesa partilhou ainda o desejo de que no futuro “as nossas forças armadas e nossos povos possam desfrutar das possibilidades de uma maior cooperação e trabalhar juntos para a paz e a estabilidade na região dos Balcãs Ocidentais e no resto do mundo". 

Por sua vez, a Presidente da República do Kosovo agradeceu aos soldados portugueses que contribuíram para a “paz e a estabilidade" no seu país, realçando a sua “dignidade, orgulho, profissionalismo", caraterísticas que deixaram “excelentes memórias a todos os cidadãos do Kosovo" onde se tornaram verdadeiros “guardiães da paz". 

Vjosa Osmani recordou a morte do único militar português que faleceu no Kosovo, tendo a chefe de Estado anunciado que, em sua honra e em “honra de todos os soldados que serviram no país", iniciou os procedimentos para “construir um memorial para relembrar todas as suas vidas e ações". 

A condecoração, agora atribuída pela Presidente da República do Kosovo, é o reconhecimento às Forças Armadas Portuguesas e o evidenciar das grandes virtudes reveladas no exercício do serviço. 

A participação nacional na KFOR (KOSOVO FORCE) foi o principal esforço nacional para a segurança cooperativa no Kosovo no âmbito da Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO na sigla em inglês), tendo sido empenhados nesta missão 6873 militares, entre 1999 e 2019.

​Participaram também na cerimónia, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Mendes Calado, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Joaquim Borrego e um grupo de militares representantes dos três ramos das Forças Armadas, que serviram no Kosovo.​​​

​​Galeria de imagens


Última atualização: 09 de outubro de 2023

Partilhar
Conteúdo