Portugal e São Tomé e Príncipe vão celebrar, no próximo ano, um novo acordo de Fiscalização Marítima. A notícia foi dada por Paulo Braga Lino, durante uma visita oficial de três dias, aquele arquipélago.
Durante a visita, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, manteve encontros com o Ministro da Defesa e Segurança Pública e com o Ministro de Negócios Estrangeiros e Comunidade, santomenses.
No final, Paulo Braga Lino garantiu que a cooperação técnico-militar com São Tomé e Príncipe é para se manter e realçou a importância da cooperação entre países no âmbito da Defesa. “Não obstante as nossas restrições e as nossas dificuldades momentâneas, praticamente não mexemos nos valores afetos a cooperação técnico-militar”, afirmou.
Recorde-se que Portugal e São Tomé e Príncipe mantêm a cooperação no âmbito da Defesa, ao abrigo do Acordo de Cooperação Técnica no Domínio Militar, assinado em Lisboa, em 21 de dezembro de 1988. O atual Programa-Quadro (2011-2013) foi assinado em 16 de fevereiro de 2011.