O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu esta quarta-feira, 10 de julho, o Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa da Croácia, Damir Krstičević, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.
Durante o encontro foi assinado um acordo de cooperação na área da Defesa, que vai permitir “lançar as bases para um relacionamento muito mais intenso e profícuo no futuro” e desenvolver “um trabalho muito mais profundo e de proveito mútuo para Portugal e para a Croácia nos tempos mais próximos”, assinalou o Ministro João Gomes Cravinho.
O acordo abrange áreas como as indústrias de defesa e assiná-lo “estamos a criar um quadro para que, no futuro, tiremos o melhor proveito possível das nossas convergências, que são bastantes”, afirmou o Ministro português, com o homólogo croata a seu lado, sublinhando que interessa olharem juntos para as transformações em curso na União Europeia e para o que se está a passar também no “âmbito da transatlântica e na evolução da NATO”.
Por seu lado, o vice-primeiro-ministro da Croácia, que é também titular da pasta da Defesa, Damir Krstičević destacou que o principal objetivo deste acordo é “aumentar a cooperação bilateral na área da Defesa”, algo "muito bom para ambos os países”, e apontou a Marinha como uma das áreas em que há interesse no reforço de cooperação, com o intercâmbio de cadetes e oficiais na formação. Os dois países acordaram também realizar futuros encontros entre especialistas das indústrias de defesa para “aumentar a cooperação” nesta área.