Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasNuno Melo quer Forças Armadas nas prioridades do povo português
17 de junho de 2024

O Ministro da Defesa Nacional presidiu à cerimónia evocativa do 359º aniversário da Batalha de Montes Claros, em Borba. Nuno Melo afirmou que “é tempo de se colocarem as Forças Armadas de novo no centro das preocupações do poder político e nas prioridades do povo português”.
O Ministro recuou ao tempo desta histórica Batalha, “a última das cinco grandes vitórias de Portugal contra os espanhóis nas chamadas Guerras da Restauração”, para dizer que no século XXI, o país “continua a precisar dos soldados”. Nuno Melo deixou uma garantia: “Quero assegurar-lhes que, com respeito pelas possibilidades orçamentais, lutaremos pelas respostas possíveis que permitam, como já se reclama há tanto tempo, a dignificação das Forças Armadas, a valorização dos antigos combatentes, a atualização dos incentivos ao recrutamento e retenção de militares”. O Ministro também referiu outras apostas como a capacitação produtiva e tecnológica da indústria na área da defesa, no reforço estratégico das missões internacionais e na modernização e a adequação de equipamentos e de instalações.
Além da cerimónia militar foram homenageados os militares mortos em combate, seguida de uma deposição de coroa de flores e de uma oração. Posteriormente, foi dada uma palestra alusiva à Batalha de Montes Claros. Após a cerimónia foi inaugurada uma Placa alusiva à inauguração do Terreiro Interpretativo de Montes Claros.​


​​

Partilhar
Conteúdo