O Ministro da Defesa Nacional presidiu às celebrações do 639º aniversário da Batalha de Aljubarrota, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), no Campo de São Jorge, Calvaria de Cima, em Porto de Mós.
Nuno Melo assistiu à missa campal no terreno circundante ao CIBA, seguindo-se uma cerimónia militar com as forças em parada, hastear da Bandeira nacional e do estandarte de Nuno Álvares Pereira. O evento prosseguiu com uma homenagem aos combatentes mortos, uma evocação histórica e um discurso do Ministro da Defesa Nacional. “Investindo nas Forças Armadas do presente e do futuro, honraremos a memória e o legado de todos quantos combateram pela Pátria portuguesa, mais bem preparados também para assegurarmos a nossa independência, em democracia e em liberdade”, sublinhou o Ministro.
Centenas de pessoas, incluindo entidades civis e militares, assistiram a uma recriação histórica de caráter popular. A seguir, Nuno Melo visitou o CIBA e assistiu a um filme sobre esta batalha decisiva na história de Portugal.
Durante a tarde, o Ministro da Defesa deslocou-se ao Mosteiro da Batalha para a homenagem e deposição de coroas de flores no túmulo do rei D. João I, Mestre de Avis, na Capela do Fundador. Nuno Melo também presidiu à cerimónia comemorativa do Dia do Município da Batalha, terminando a sua visita com uma intervenção no auditório da Câmara Municipal da Batalha.
Galeria de Imagens