O Ministro da Defesa Nacional presidiu no dia 23 de maio à cerimónia de comemoração do 113º aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE), que decorreu nas instalações do IPE, em Lisboa e contou com a presença de diversas entidades militares e civis.
Nuno Melo destacou a importância do IPE na formação de cidadãos com elevados padrões de disciplina, competência e espírito de missão. Elogiou ainda o papel fundamental que os Pupilos do Exército têm desempenhado ao longo dos anos, não só no âmbito militar, mas também na sociedade civil.
Da cerimónia fizeram parte momentos marcantes, como a integração do Estandarte Nacional na formatura e a homenagem aos mortos. Pôde ainda assistir-se a uma demonstração de atividades musicais, gímnicas, de judo e esgrima e ao desfile do batalhão escolar, que evidenciou a disciplina e o espírito de corpo dos jovens pupilos.
No evento foram ainda entregues prémios aos alunos que se destacaram nos seus estudos e impostas condecorações a militares, como forma de reconhecer o esforço e a excelência do desempenho nos domínios académico e militar.
A cerimónia terminou com a assinatura do Livro de Honra do IPE, por parte do Ministro da Defesa Nacional, que ali deixou expressa uma mensagem de incentivo aos alunos e à instituição.
Fundado em 1911, o IPE é uma instituição com longa tradição na formação de jovens para o serviço militar e cívico em Portugal. Dispõe de cursos do Ensino Básico do 2º e 3º ciclo, do Ensino Secundário Profissional. Ao longo dos tempos o IPE tem vindo a integrar reformas em linha com a evolução geral do ensino em Portugal mantendo como desígnio último o de “Formar Cidadãos Úteis à Pátria".