O último dia de comemorações do Dia do Exército foi celebrado na cidade da Guarda, com a presença do Ministro da Defesa Nacional. Nuno Melo afirmou que o Ramo vai, pela primeira vez, adquirir helicópteros de Apoio, Proteção e Evacuação, que marcarão o início da edificação da capacidade de meios de asa rotativa no Exército.
O Ministro da Defesa Nacional frisou que esta capacidade adicional e diferenciada “permitirá movimentar pessoas e materiais perante a condução de operações terrestres em todo o espetro das operações militares: ofensiva, defensiva, estabilização e apoio civil numa perspetiva de duplo uso."
Nuno Melo participou ainda na homenagem ao Regimento de Infantaria 12, seguindo-se a cerimónia de homenagem aos mortos e a missa de Ação de Graças e Sufrágio, na Sé da Guarda.
A cerimónia militar decorreu no Parque Urbano do rio Diz e foi acompanhada por largas centenas de pessoas.
No seu discurso, o Ministro da Defesa destacou ainda as missões em Portugal e no estrangeiro, bem como o investimento do governo no recrutamento, não esquecendo os antigos combatentes e o reequipamento das Forças Armadas.
No evento foram também entregues condecorações. A cerimónia terminou com um desfile militar das forças em parada e saltos de paraquedas.
Galeria de Imagens