Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasNavio Escola Sagres: 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa
22 de outubro de 2012
Construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã recebeu na altura o nome Albert Leo Schlageter.

No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos da América, sendo vendido à Marinha do Brasil onde entrou ao serviço em 1948, com o nome de Guanabara

Só em 1961, 13 anos mais tarde, o navio foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres, herdando todos os símbolos e o próprio nome.

No dia 25 de abril de 1962, parte para a sua primeira viagem com a bandeira portuguesa, tendo chegado a Lisboa a 23 de junho, depois de ter feito escalas no Recife, Mindelo e Funchal.

Desde essa altura, o navio-escola Sagres tem efetuado anualmente viagens de instrução com cadetes da Escola Naval.

Além desta missão relacionada com a instrução dos cadetes, o navio-escola Sagres é também regularmente utilizado na representação da Marinha e do País, funcionando como embaixada itinerante de Portugal.  

No âmbito das suas missões, o navio-escola Sagres cumpriu já três viagens de circum-navegação, em 1978/79, 1983/84 e 2010.  

Para assinalar esta data, decorreram ao longo dos últimos meses diversas atividades culminando, em outubro, com o festejo dos 75 anos de vida do navio.


Partilhar
Conteúdo