Ir para o conteúdo principal
Esta Força Nacional Destacada (FND) será dividida em duas rotações de pessoal e a missão decorrerá entre 24 de janeiro e 20 de março de 2022

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMissão ‘Iceland Air Policing 2022’ da Força Aérea
20 de janeiro de 2022

A cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada 'Iceland Air Policing 2022' (IAP), foi presidida pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, na Base Aérea nº5, em Monte Real, no distrito de Leiria.

 

Catarina Sarmento e Castro realçou o “profundo comprometimento de Portugal com a Aliança Atlântica e com a segurança coletiva do nosso espaço euro-atlântico" e a “qualidade dos militares que compõem esta força, o seu profissionalismo e a sua dedicação", sublinhando que desta missão “resultará um renovado prestígio para as Forças Armadas e para Portugal".

 

A participação da Força Aérea na Islândia, na missão 'Iceland Air Policing' volta a acontecer, dez anos depois da última, num “momento especialmente crítico para a segurança e a paz no nosso continente", disse a Secretária de Estado.

 

A governante assinalou o “compromisso nacional de apoio à soberania e integridade territorial dos Aliados na NATO e dos seus países parceiros, que permanece inabalável", realçando que “a segurança do Atlântico, de todo o Atlântico, tem de continuar a ser uma preocupação central para Portugal, como tem de continuar a sê-lo para a NATO e para a União Europeia", sobretudo “porque a Rússia e outras potências estão também cada vez mais assertivas militarmente neste Oceano, também a norte e a leste".

 

Nas palavras dirigidas aos militares da Força Aérea, Catarina Sarmento e Castro deixou uma palavra às famílias “que tanto vos apoiam – e apoiam a Defesa Nacional - nesta nobre missão de representar Portugal".

 

Esta Força Nacional Destacada (FND) será dividida em duas rotações de pessoal e a missão decorrerá entre 24 de janeiro e 20 de março de 2022, contando com uma presença de quatro aeronaves F-16 e de até 95 militares.

 

No cumprimento desta missão, Portugal irá contribuir para o esforço de Defesa Coletiva da NATO, efetuando missões de policiamento aéreo e, simultaneamente, missões de treino, para aprontamento e manutenção das qualificações do pessoal destacado. A Força ficará baseada na Base Aérea de Keflavík, na Islândia.


20220120_Entrega_Estandarte_IAP_2.jpg




Partilhar
Conteúdo