Ir para o conteúdo principal
O Ministro da Defesa Nacional participou segunda e terça-feira no Conselho dos Negócios Estrangeiros em formato Defesa

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistros debatem evolução da Segurança e Defesa da UE
20 de novembro de 2018
​​Na sessão conjunta com os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa debateram a implementação da Estratégia Global da União Europeia nesta área, incluindo a Cooperação Estruturada Permanente, a mobilidade militar, a Capacidade Militar de Planeamento e Condução e ainda o Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.

O Conselho adotou conclusões em matéria de segurança e defesa no contexto da Estratégia Global com vista a melhorar a capacidade de a União Europeia atuar com autonomia estratégica e gerar segurança a nível global.

O Ministro da Defesa considerou que as conclusões adoptadas evidenciam os progressos assinaláveis alcançados nos últimos dois anos. Neste contexto, o Ministro notou que os projetos e os mecanismos desenvolvidos no âmbito da Cooperação Estruturada Permanente deverão contribuir para o reforço do pilar europeu de defesa e da complementaridade UE-NATO, mas sublinhou que é importante apostar na qualidade e na efetiva operacionalização dos projetos.

Quanto ao Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, reiterou a posição portuguesa de assegurar a manutenção ou melhorar o nível de compromisso que existe atualmente com África.

As relações UE-NATO e as Missões e Operações no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa da UE foram também abordadas, tendo a sessão de terça-feira contado com a presença do Secretário-Geral da NATO Jens Stoltenberg.


Partilhar
Conteúdo