Ir para o conteúdo principal

Portal da Defesa na InternetInícioComunicaçãoNotíciasMinistros da Defesa da NATO reúnem-se em Bruxelas para analisar riscos e desafios
14 de junho de 2024

​Nuno Melo marcou presença no Conselho de Ministros da Defesa da NATO, em Bruxelas. Na reunião foram analisados os riscos e os desafios que os aliados enfrentam no futuro próximo.

No seu discurso, o Ministro da Defesa Nacional destacou a contribuição de Portugal através de caças F-16 e fuzileiros no Báltico, um contin​gente do Exército na Roménia e um pelotão de carros de combate na Eslováquia, entre outras missões. Nuno Melo garantiu ainda que o país mantém o compromisso de aumentar o orçamento da Defesa até dois por cento, no mínimo.

O Ministro saudou o plano de operações da NATO de apoio, segurança e treino à Ucrânia. Nuno Melo referiu a necessidade de revitalização da indústria de Defesa no seio da União Europeia. Também abordou a questão da vizinhança meridional da aliança: "É crucial permanecer vigilante relativamente às ameaças e desafios decorrentes desta região: Instabilidade generalizada, terrorismo transfronteiriço, insegurança marítima e a crescente influência e presença militar da Rússia. O Sul é parte integrante das três tarefas principais da NATO", afirmou.

A reunião de Ministros da Defesa da aliança atlântica ocorreu entre 13 e 14 de junho, em Bruxelas, e serviu para preparar a cimeira de Washington, agendada para julho.​​



Partilhar
Conteúdo